Jogadores comentam mudanças nas Escolhas e Banimentos
Quatro profissionais do CBLoL para nos explicar como o novo sistema afetará o campeonato.
Na semana passada, dia 05 para ser exato, anunciamos oficialmente a chegada do novo sistema de Escolhas e Banimentos no competitivo – ainda não temos data de quando chegará nas suas ranqueadas. Conversamos com jogadores, técnicos e analistas do CBLoL para ter uma ideia de como o cenário brasileiro pode responder às mudanças.
Novo sistema de Escolhas e Banimentos já começa na 1ª Etapa do CBLoL 2017
Dois pontos são unânimes entre os entrevistados: uma responsabilidade ainda maior nas costas dos técnicos em relação às estratégias e a necessidade dos jogadores em aumentar o seu leque de campeões, assim se adaptando com maior facilidade ao novo sistema no meio da partida.
Abaixo você confere as opiniões dos especialistas. Não esqueça de deixar nos comentários o que você acha das alterações:
Como isso afeta a competição?
Gustavo “Melão” Ruzza (analista do CBLoL): Ainda difícil de prever, mas, de cara, os principais benefícios que vejo é que as equipes que se prepararem melhor para cada partida serão ainda mais recompensadas e os bons treinadores terão um destaque ainda maior na fase de escolhas e banimentos. Mais do que nunca, serão eles os protagonistas e a comunicação terá de ser centralizada na figura do treinador. É a hora de fazer valer o salário!
Lucas “Luskka” Rentechen (atirador da Operation Kino): Os players serão obrigados aumentar o leque de campeões, enquanto o técnico/analista necessita se aprofundar mais no draft e isso torna a função de técnico algo muito mais importante para um time.
Gabriel “MiT” Souza (técnico da paiN Gaming): Com as mudanças, uma rota pode ser pressionada a ponto de chegar a uma eventual escassez de campeões que correspondam a determinado meta. Por exemplo: Hoje temos Poppy, Maokai e Nautilus como campeões dominantes na rota do topo. Devido à maior quantidade de banimentos, estes campeões podem ser retirados de jogo, forçando os membros da equipe a criar novas possibilidades caso desejem contar com um campeão tanque na rota do topo.
Murilo “takeshi” Alves (meio da Keyd Stars): Os times terão de tomar decisões mais rápidas já que tem menos tempo para pensar nas suas escolhas e você pode quebrar a composição do time inimigo. Vários jogadores terão que expandir um pouco a gama de campeões e achar outros counters ou escolhas que não são tão comuns assim.
Melão: "Equipes que se prepararem melhor para cada partida serão ainda mais recompensadas"
Quais os possíveis benefícios?
Melão: Às vezes, jogando do lado azul, você precisava guardar um banimento de um campeão específico para que seu adversário não pudesse surpreendê-lo com a última escolha. Com isso, você poderia deixar algum campeão forte para seu adversário na primeira volta deles. Acredito que agora esse tipo de banimento será reservado para a segunda fase. Ou seja, traz ainda mais força para a primeira escolha do time azul.
Luskka: O ponto positivo dessa mudança será a diversidade estratégica que todos os times terão. Afinal, precisam se adaptar a este novo formato de escolhas e banimentos.
MiT: Os benefícios estarão concentrados ao espectador. Uma diversidade maior de campeões será utilizada por times que se obrigarão cada vez mais a possuir a adaptabilidade como atributo necessário à vitória. O fato exposto será apreciado pelo público, que poderá ver seu campeão favorito, antes longe do meta game, usado em uma partida competitiva. A nova dinâmica também tira a monotonia dos jogos para os jogadores, os força a pensar mais fora da caixa e saírem de suas zonas de conforto.
takeshi: Os benefícios vem pela sua maior parte na expansão de campeões e mudança na dinâmica como é feita o draft. Você pode ser do lado vermelho, selecionar um campeão e banir os counters dele para que você tenha um jogo mais confortável.
Luskka: "O ponto positivo dessa mudança será a diversidade estratégica"
Quais as principais dificuldades para os times?
Melão: Pode parecer batido levantar esse ponto, mas todos terão de reaprender a fazer o draft que está aí, sem mudanças, desde que o LoL existe competitivamente - até mesmo quando eram apenas 2 bans por equipe, nos torneios as equipes realizam um terceiro ban. E não vamos esquecer aqueles jogadores que conseguiram se destacar tendo entre 3 e 4 campeões no seu leque. Agora é hora de todos expandirem e muito seu repertório para que a segunda fase de banimentos não tire deles todo seu leque de campeões.
Luskka: Acho que a parte mais complicada será conseguir se adaptar as mudanças neste curto tempo, sendo que o campeonato em si começa em torno de duas semanas.
MiT: A maior dificuldade na adaptação será a imprevisibilidade. Será difícil saber qual campeão o oponente estará preparando para uma situação adversa. Deveremos trabalhar com todas as possibilidades de escolhas. Também não menos importante, agora o tempo de escolhas é menor. São apenas 30 segundos em cada fase de escolha, o que torna a preparação pré-jogo fundamental. É importante que a confiança entre jogador e treinador seja grande, para que ambos possam interpretar sinergicamente o desenrolar da partida e evitar que as falhas de comunicação possam ser um problema na fase de escolhas.
takeshi: Afeta a rotina de treino igual em campeonatos, talvez os jogadores vão ter que jogar as filas ranqueadas pensando em novas escolhas estratégicas. O treinador precisará estar muito melhor preparado para qualquer novidade que apareça durante o draft.
takeshi: "O treinador precisará estar muito melhor preparado"
Algum outro fator relevante que você enxerga nesse novo sistema?
Melão: Neste momento de grande mudança, vale tudo. Veremos inúmeras estratégias sendo testadas neste início de temporada e demorará para aparecer alguma que será dominante. É um momento incrível para surgir novas forças por aí.
Luskka: Por conta dessa mudança, eu acho que os técnicos serão mais valorizados em sua função. Agora eles terão um fardo a mais para carregar nas costas.
MiT: Acredito que mudanças assim são fundamentais para manter a emoção do jogo viva. É muito satisfatório para o público ver o seu jogador preferido atuando com seu campeão preferido e ainda mais satisfatório vê-lo vencendo! É consenso geral o aumento da importância da comissão técnica, porém acredito que vá além disso. Com um leque de estratégias maior e um tempo de decisão menor, a confiança entre jogadores, treinadores e comissão técnica será pedra fundamental na construção de um elenco vencedor. Isso fará com que as equipes joguem em alto nível mesmo com atletas jogando fora de sua zona de conforto.
Comentários
Postar um comentário