Análise das Semis, por Melão CBLOL 2017 Primeiro Split
Veja o caminho das pedras de INTZ x Keyd e Red Canids x paiN, nas palavras do analista.
Recife já está no horizonte, mas para duas equipes os estúdios do CBLoL marcarão a sua despedida da Primeira Etapa neste final de semana. INTZ, Red, paiN e Keyd se digladiam pela passagem à capital pernambucana, e por isso convocamos o nosso gigante Melão para dar a letra dos principais pontos de cada semifinal.
Não se esqueça de ver também as matérias especiais sobre cada confronto:
> Modo rotativo: Ascensão de intrépidos e estrelas, por LeonButcher
> Dos mantos vermelhos, apenas um em Recife, por River
INTZ e-Sports vs Keyd Stars – Sábado, 25/03 às 13h
Intrépidos arrancaram a liderança da Matilha no último momento possível, e chegam às Eliminatórias com força.
Retrospecto em torneios oficiais:
Jogos: 16
Vitórias da INTZ: 12
Vitórias da Keyd: 4
A INTZ foi a grande surpresa desta Etapa. Depois de perder seus três principais jogadores, as contratações não agradaram os torcedores e muita gente não achava que os Intrépidos teriam forças para disputar título. Pois bem, a equipe termina a Fase Regular na liderança e mostrando o jogo mais sólido até aqui. Eles são, sem dúvidas, os melhores no quesito disciplina tática.
Além de ter a menor média de tempo de partida, a INTZ também foi quem mais levou a Primeira Torre nos jogos, quem melhor controlou os Dragões e Barões. Fora isso, a maior qualidade do time é que nunca o adversário conquista algo de graça: os Intrépidos sempre cobram algo em troco, conseguindo eliminações ou conquistando visão de um setor do mapa. A grande incógnita é se Ayel e Envy, que nunca disputaram uma série Melhor de 5, conseguirão atuar em alto nível com a pressão nos ombros.
Motivados pela vitória contra a Red Canids na última rodada, resta saber se a mesma Keyd virá para as semifinais.
Existem duas Keyd Stars: pré e pós-Carnaval. A equipe utilizou muito bem a pausa para voltar às últimas duas rodadas mostrando um jogo sólido – em equipe e individualmente – e mostraram por que eram apontados como grandes favoritos na pré-temporada. Ainda não sabemos como esse time chegará às semifinais, pois novamente tiveram uma pausa e há pouco material para entendermos o novo estilo de jogo da equipe.
As fracas fases de rotas de Takeshi e da dupla esA e Ziriguidun estavam travando a equipe, principalmente a capacidade de Revolta impactar no jogo. Eles dependiam do Ekko do Takeshi ou do Yang ficar muito forte. Nessas últimas rodadas, isso mudou. O Capitão e a dupla da rota inferior melhoraram seu jogo individual e isso faz que a Keyd pudesse rodar um jogo melhor como time. Mas a dúvida é: será que esse time continuará evoluindo?
Enquanto Turtle se movimenta em uníssono com o time, Revolta prioriza a parte de cima do mapa e chama mais atenção individualmente.
O grande duelo será na parte de cima do mapa. De um lado, Yang, que foi o melhor topo no quesito fase de rotas; Do outro, Ayel, que mostrou uma variedade enorme de Campeões. A grande diferença é que Revolta auxiliou muito seu companheiro para criar vantagens, sempre jogando na parte de cima do mapa, enquanto Turtle se preocupou muito mais com Envy e aproveitava a pressão natural exercida por MicaO e Jockster para criar vantagens na parte debaixo do mapa.
Esse encontro de diferentes estilos de onde o caçador coloca pressão pode definir o confronto: a Keyd já provou contra a Red que não adianta parar o Revolta, o alvo tem de ser o Yang, mas será que Turtle conseguirá mudar seu estilo? Ou melhor: será que a INTZ precisa mudar onde coloca pressão no mapa para vencer a Keyd?
Apesar dos tropeços no final da Fase de Grupos, a Red Canids teve tempo para reavaliar sua situação.
Retrospecto em torneios oficiais:
Jogos: 9
Vitórias da Red: 5
Vitórias da paiN: 4
O começo avassalador da Red Canids surpreendeu todos tanto quanto a brusca queda de rendimento nas duas últimas rodadas, em equipe e individualmente. Se a Keyd aproveitou a pausa do Carnaval, a Red fez o contrário: voltou dela um time pior e individualmente inferior ao que havia mostrado. O que resta para a Matilha nesta semifinal é retomar ao nível antes do Carnaval, pois é pouco provável para uma equipe que teve uma queda de rendimento voltar jogando acima do seu nível anterior.
Não que isso seja um empecilho, pois o nível de jogo apresentado nas primeiras cinco semanas de CBLoL era altíssimo. Os pontos estudados pelos adversários e que a Red precisa mudar são: Robo não fez boas partidas quando não estava com tanques e, principalmente, sua equipe não soube rodar sem alguém para fazer a linha de frente. O topo tem aberto mão de recursos para descer e ajudar Tockers, enquanto brTT e Dioud não saem da rota inferior, então, para o adversário, basta pressionar uma das rotas solo - principalmente o meio - para que o jogo da Red trave.
Fase Eliminatória é praticamente casa da paiN Gaming. Equipe costuma crescer em momentos decisivos.
Chegou a hora que Mylon e cia. adoram: mata-mata. Historicamente, a paiN chega mais forte para a fase decisiva do CBLoL. Com exceção da Primeira Etapa do ano passado, eles sempre chegaram às semifinais mostrando uma evolução drástica em relação à Fase Regular. Mas temos de nos ater ao que foi mostrado na primeira fase do CBLoL. Durante as sete semanas, a paiN mostrou um jogo irregular, muito por conta das decisões no meio e final de partida: ora eles se acuavam e não tomavam a iniciativa para fechar o jogo, ora eram afoitos demais e entregavam largas vantagens.
Por incrível que pareça, quando Tay ou Rakin entravam no time, essa irregularidade desaparecia e jogavam mais limpo. Kami e SirT são individualmente melhores, mas a entrada dos reservas parece clarear a comunicação e deixar a equipe mais decisiva. A paiN tem um vasto leque de possibilidades – seja nas escolhas de Campeões ou nos jogadores que atuarão – para jogar de maneiras diferentes, mas elas têm de ser limpas e decisivas.
Tockers e Kami travam duelo lendário na rota central.
Este é um confronto de muitas incógnitas: qual Red jogará, pré ou pós-Carnaval? Qual elenco da paiN estará em campo? A paiN dará uma guinada como em outros mata-matas?
A Red vem jogando da seguinte maneira: eles se apoiam na fase de rotas sólida de brTT e Dioud para que o resto do time crie pressão no meio e rodem o jogo em conjunto para capitalizar na vantagem que, normalmente, a rota inferior conquistou por conta própria. Para isso, precisam principalmente que Tockers tenha liberdade para sair para jogo. Nas últimas semanas, Robo se sacrificou muito para isso e sentiu, pois não estava com tanques que funcionam com pouco recurso.
Em contrapartida, a paiN tem em Mylon um jogador autossuficiente que cria sozinho e no Kami um jogador muito sólido que é dificilmente punido e recebe muita atenção da selva. Se jogar como vinha jogando, a Red vai ter dificuldades em abrir espaço como estava acostumada. Com tantas incógnitas em jogo, tudo pode ser diferente do esperado nessa semifinal.
Comentários
Postar um comentário